Onde Estamos?

Estamos em Belo Horizonte - MG - Brasil

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MEMÓRIA - NOROESTE APÓS ANEL

CULTURA DA MEMÓRIA
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SURGIMENTO DE NOSSA REGIÃO NA NOROESTE APÓS ANEL RODOVIÁRIO

Na época da implantação de Belo Horizonte, no final do Século XIX, os bairros que foram urbanizados recentemente, como: Coqueiros, Glória, Frei Eustáquio, Primavera, Álvaro Camargos, Califórnia, Conjunto Califórnia, Conjunto Califórnia Dois, Alto dos Pinheiros, Santa Maria, Camargos, Pindorama, Filadélfia, Inconfidência, Ipanema, Alípio de Meio, São José, Conjunto Celso Machado, Serrano, Conjunto ltacolomi, Jardim Montanhez, Jardim Alvorada, Dom Bosco e São Salvador, estavam em uma área rural completamente desvinculada do ambiente urbano.
Parte deles, formada pelos bairros Inconfidência, Ipanema, Alípio de Meio, São José, Conjunto Celso Machado, Serrano, Conjunto ltacolomi, Dom Bosco e São Salvador, localizava se em uma região que era conhecida como Ressaca.
A Ressaca era um pequeno povoado pertencente ao município de Contagem, constituído para apoiar as fazendas de gado, principal produto da região. Seu nome se devia a um importante córrego que banhava o povoado, o Córrego da Ressaca, e a uma antiga fazenda que existia no local. A ligação da região da Ressaca com Belo Horizonte era feita por uma estrada chamada Estrada Velha da Ressaca, atual Avenida Abílio Machado, e pela antiga Rua Contagem, atual Rua Padre Eustáquio.
Na área da Ressaca, havia uma fazenda chamada São José. Seus donos eram Alípio Ferreira de Mello e, Ursulina de Andrade Mello. Alípio de Meio virou nome de bairro e Ursulina Andrade Mello é o nome de um parque que hoje fica no atual bairro Castelo.
Seus proprietários vieram da cidade de Perdões (MG), instalaram se na região, em 1895, e se dedicavam a criação de vacas leiteiras, a extração de madeira, além de cultura de subsistência. Outras fazendas faziam divisa com a Fazenda São José. Eram as fazendas dos Camargos, onde hoje se situam os bairros Glória e Primavera; a Fazenda de Francisco Menezes; Filho, onde hoje se situam os bairros Castelo e Ouro Preto; e a Fazenda de Quinquim da Rocha.
A integração desses bairros a estrutura urbana de Belo Horizonte, com seu loteamento e ocupação mais efetiva, somente se deram mais tarde. Na década de 1940, surgiram na cidade, especialmente na região da Ressaca, vários loteamentos clandestinos que não foram totalmente ocupados de imediato. Esses se situavam junto a antiga Vila Celeste Império (atual Padre Eustáquio): Vila Ipanema, Dom Bosco e Cidade Jardim Inconfidência, atual bairro Inconfidência.
Em 1966, uma grande área da Fazenda São José foi comprada por cooperativas habitacionais operárias. Através de um convênio assinado com o Banco Nacional da Habitação BNH, foi construído o Conjunto Habitacional Alípio de Melo. A partir daí, foi efetivamente ocupada a área do atual bairro Alípio de Melo. Na década seguinte, vários outros bairros foram aprovados, alguns deles foram impulsionados pela implantação de conjuntos habitacionais e pelo loteamento de outras partes da antiga fazenda São José, como o Conjunto Celso Machado. Do loteamento da Fazenda São José também surgiu o atual bairro Inconfidência.
Os conjuntos habitacionais populares financiados pelo BNH eram pagos em prestações mensais que se estendiam por 20 ou 30 anos. A implantação do aterro sanitário que ficava no bairro Califórnia também foi muito importante para o povoamento da região, isso devido a proximidade com a BR 040. Outro fator foi a abertura da Via Expressa, construída a partir da desapropriação da Fazenda dos Camargos...

Colaboração: Jornal do Bairro – BH – Agosto/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar você pode usar perfil de Anônimo, mas se puder se identificar, é melhor...
Temos também, um cadastro na PROSSEBEME, com um número de identificação, para evitar exposição do nome das pessoas. você pode fazer seu cadastro pelo email: prossebeme@yahoo.com.br ou pelo nosso site: sites.google.com/site/prossebeme